Definição – o que significa a unidade de processamento de tensor (TPU)?
Uma unidade de processamento tensor (TPU) é um tipo proprietário de processador projetado pelo Google em 2016 para uso com redes neurais e em projetos de aprendizado de máquina. Os especialistas afirmam que esses processadores TPU ajudam a atingir grandes quantidades de processamento de baixo nível simultaneamente.
Definirtec explica a Tensor Processing Unit (TPU)
Começando com uma configuração de 8 bits em execução nas instruções CISC, o Google acabou aumentando a memória e a largura de banda desses itens para obter novos tipos de desempenho. Os especialistas também apontam que o Google usa um sistema mix-and-match – em vez de usar unidades de processamento de tensores exclusivamente, a empresa ainda promove o uso de CPUs e outros recursos junto com a TPU.
“Estamos extremamente entusiasmados com essas novas TPUs e queremos compartilhá-las com o mundo para que todos possam acessar seus benefícios”, diz parte de um anúncio para trazer TPUs de segunda geração para o Google Cloud. Ao oferecer a funcionalidade das TPUs como parte de um sistema proprietário, o Google consegue manter o controle das TPUs e ainda oferecer uso aos clientes.