Definição – o que significa unidade de processamento gráfico (GPU)?
Uma unidade de processamento gráfico (GPU) é um processador de chip único usado principalmente para gerenciar e aumentar o desempenho de vídeo e gráficos. Os recursos da GPU incluem:
- Gráficos 2-D ou 3-D
- Saída digital para monitores de tela plana
- Mapeamento de textura
- Suporte de aplicativo para software gráfico de alta intensidade, como AutoCAD
- Renderizando polígonos
- Suporte para espaço de cor YUV
- Sobreposições de hardware
- Decodificação MPEG
Esses recursos são projetados para diminuir o trabalho da CPU e produzir vídeo e gráficos mais rápidos.
Uma GPU não é usada apenas em um PC em uma placa de vídeo ou placa-mãe; ele também é usado em telefones celulares, adaptadores de vídeo, estações de trabalho e consoles de jogos.
Este termo também é conhecido como unidade de processamento visual (VPU).
Definirtec explica a unidade de processamento gráfico (GPU)
A primeira GPU foi desenvolvida pela NVidia em 1999 e chamada de GeForce 256. Este modelo de GPU podia processar 10 milhões de polígonos por segundo e tinha mais de 22 milhões de transistores. A GeForce 256 era um processador de um único chip com suporte integrado para transformação, desenho e BitBLT, efeitos de iluminação, configuração / recorte de triângulo e motores de renderização.
As GPUs se tornaram mais populares conforme a demanda por aplicativos gráficos aumentava. Eventualmente, eles se tornaram não apenas um aprimoramento, mas uma necessidade para o desempenho ideal de um PC. Os chips lógicos especializados agora permitem implementações gráficas e de vídeo rápidas. Geralmente, a GPU é conectada à CPU e é completamente separada da placa-mãe. A memória de acesso aleatório (RAM) é conectada por meio da porta gráfica acelerada (AGP) ou do barramento expresso de interconexão de componentes periféricos (PCI-Express). Algumas GPUs são integradas à ponte norte da placa-mãe e usam a memória principal como área de armazenamento digital, mas essas GPUs são mais lentas e têm pior desempenho.
A maioria das GPUs usa seus transistores para gráficos de computador 3-D. No entanto, alguns têm memória acelerada para mapear vértices, como aplicativos de sistema de informações geográficas (GIS). Algumas das tecnologias de GPU mais modernas suportam sombreadores programáveis implementando texturas, vértices matemáticos e formatos de cores precisos. Aplicativos como o design auxiliado por computador (CAD) podem processar mais de 200 bilhões de operações por segundo e fornecer até 17 milhões de polígonos por segundo. Muitos cientistas e engenheiros usam GPUs para estudos calculados mais aprofundados, utilizando recursos vetoriais e de matriz.