Definição – O que significa unidade de fita magnética?
Uma unidade de fita magnética é um dispositivo de armazenamento que usa fita magnética como meio de armazenamento.
Ele usa uma longa tira de filme plástico estreito com fitas de revestimento magnetizável fino. É essencialmente um dispositivo que grava ou talvez reproduz vídeo e áudio usando fita magnética, exemplos das quais são gravadores e gravadores de fita de vídeo.
Definirtec explica unidade de fita magnética
As unidades de fita magnética armazenam dados em fita magnética usando a gravação digital.
As fitas são normalmente armazenadas em cartuchos ou cassetes, mas para unidades usadas como backups de fita de armazenamento de dados, a fita costuma ser enrolada em bobinas. A fita magnética não é o meio de armazenamento de dados mais denso, mas em 2010 o recorde para a maior capacidade de dados em fita magnética era de 29.5 GB por polegada quadrada e a Linear Tape-Open (LTO) suportava taxas de transferência contínua de dados de até 140 MB / s que era comparável à maioria das unidades de disco rígido.
Uma unidade de fita só é capaz de mover a fita em uma única direção e, portanto, só pode fornecer armazenamento de acesso sequencial, ao contrário de uma unidade de disco que pode fornecer acesso aleatório, bem como acesso sequencial.
O motivo pelo qual as unidades de fita magnética ainda são usadas hoje, especialmente como backup de dados offline, é devido à longa estabilidade de arquivamento e aos custos unitários muito favoráveis.