Definição – O que significa C Drive (C :)?
A unidade C (C 🙂 é a partição principal do disco rígido que contém o sistema operacional e os arquivos de sistema relacionados. Em sistemas operacionais Windows, a unidade C é representada como “C: ”, a folga que representa o diretório raiz da unidade.
A unidade C é considerada a unidade de disco rígido principal do sistema e é usada para armazenar o sistema operacional, arquivos do sistema e outros aplicativos e seus arquivos relacionados.
Na versão posterior do Windows, a unidade C: é rotulada como Unidade primária ou Disco local e pode ser acessada por padrão abrindo a pasta “Meu computador”.
Definirtec explica a unidade C (C 🙂
O esquema de nomes de letras para unidades de disco remonta aos primeiros dias do DOS. As letras A e B foram reservadas para as unidades de disquete, enquanto C foi atribuída à partição principal do disco rígido que continha o sistema operacional e arquivos de sistema relacionados.
Versões anteriores do DOS atribuíam uma letra a cada unidade de disquete antes de levar em consideração os discos rígidos. Dessa forma, se o computador tivesse mais de duas unidades de disquete, a unidade de disco rígido se chamaria D :, E: e assim por diante. No entanto, a partir do DOS 5.0, a unidade C: foi atribuída ao primeiro disco rígido físico, independentemente do número de unidades de disquete, para dar-lhe prioridade de inicialização (a unidade de inicialização era A: ou C :).
As letras A e B foram reservadas para unidades de disquete, já que a maioria dos computadores tinha dois tipos diferentes de unidades de disquete, uma para disquetes de 3 1⁄2 ″ (A 🙂 e outra para 5 disquetes de 1⁄4 ″ (B :).
Outras letras (D, E, F, etc.) podem ser atribuídas a outros discos rígidos, unidades flash ou unidades ópticas (unidades de CD, unidades de DVD, duplicadores de disco, unidades de Blu-ray, etc.). Em outras palavras, letras foram usadas para determinar unidades lógicas, embora muito mais tarde também tenham sido usadas para especificar os dispositivos de armazenamento físico.
Ainda hoje, o computador continua reservando as unidades A: e B: para a unidade de disquete e mídia removível, mesmo que elas não estejam mais presentes na maioria dos computadores.
Particionando a unidade C (C 🙂
Como os discos rígidos eram menores em comparação com os de hoje, uma atribuição de uma única letra era tudo o que era necessário. Na maioria das vezes, o sistema operacional reside na unidade C.
No entanto, hoje é possível que a unidade C se refira a uma parte menor do disco maior que também possui várias outras letras de unidade. As outras letras podem referir-se a partições adicionais do mesmo disco de armazenamento. Isso é feito para manter a partição do sistema operacional protegida de dados infectados ou para garantir melhor escalabilidade.
No caso de atualizações de hardware ou sistema operacional, a partição C: pode ser formatada sem afetar os dados em outras partições. Também é útil evitar encher completamente a partição do sistema operacional, fazendo com que o sistema trave ou pare de funcionar como planejado.
A partição C: deve sempre ser protegida contra as ciberameaças mais graves. Hackers, vírus e spyware costumam ter como alvo a unidade C, pois é a unidade padrão para instalação do sistema operacional.