Definição – o que significa uma linguagem de programação (APL)?
Uma linguagem de programação (APL) foi descrita pela primeira vez em um livro de 1962 com o mesmo nome por Kenneth E. Iverson. APL é uma linguagem interativa e interpretada de terceira geração (3GL) orientada para a expressão rigorosa de notações matemáticas por um computador de forma interpretativa. APL tem uma representação concisa de arrays e operadores, que são manipulados enquanto permite a implementação de resolução de problemas abstratos. Ele faz isso em diversos domínios e expressa algoritmos independentes das especificações da plataforma de computação.
Hoje, o APL é fornecido em ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) por vários fornecedores comerciais e não comerciais.
Antes de ser conhecida como APL, a linguagem era simplesmente conhecida como Iverson’s Language.
Definirtec explica uma linguagem de programação (APL)
O APL é comumente usado em um conjunto diversificado de domínios de problemas, como matemática, pesquisa científica, visualização, engenharia, robótica e ciência atuarial. O idioma é escrito com o conjunto de caracteres APL exclusivo e não padrão. Iverson afirmou que usar este conjunto produz uma habilidade de notação que ultrapassa um conjunto de caracteres regular. Assim, o poder do APL depende da denotação de operadores de array comuns, funções e suas combinações por um único símbolo dedicado (primitivo). O resultado é uma linguagem difícil de ler. No entanto, a APL tem uma base de usuários pequena, mas fervorosa, em aplicações financeiras, de seguros e matemáticas.
É mais provável que os programas APL sejam interpretados no espaço de trabalho APL do que compilados. Ao contrário de outras linguagens avaliadas de cima para baixo, as expressões APL são avaliadas da direita para a esquerda. Originalmente, o APL não continha estruturas de controle. No entanto, as implementações modernas geralmente incluem um conjunto abrangente de estruturas de controle que permitem a separação de dados e o controle do fluxo do programa.
O APL foi padronizado pelo American National Standards Institute (ANSI) e pela International Organization for Standardization (ISO).
Os programas APL são melhor escritos usando um teclado especial com notação simbólica específica do APL ou remapeando um teclado geral e usando decalques de linguagem APL para indicar as funções do APL.