Definição – O que significa Ultra High Definition (UHD)?
Ultra-alta definição (UHD ou 4K / 8K) é um padrão de resolução de tela de pelo menos 3840 por 2160 pixels (8.3 megapixels; 4K), que é o dobro do Full HD 1920 por 1080 (2 megapixels). 3840 por 2160 é apenas o valor mínimo, e as resoluções colocadas em várias telas variam deste tamanho até 4096 por 3112 para 4K e até 7680 por 4320 (33.2 megapixels) para 8K. A Consumer Electronics Association (CEA) esclareceu em outubro de 2012 que UHD se refere a qualquer tela com uma proporção de 16: 9 e uma resolução mínima de 3840 por 2160 pixels.
Definirtec explica Ultra High Definition (UHD)
Ultra-alta definição é um termo abrangente usado para exibição na televisão e eletrônicos portáteis, como smartphones e tablets, mais comumente referido como resolução 4K e, subsequentemente, resolução 8K. Isso foi pioneiro e proposto pelos Laboratórios de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK e aprovado e então definido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU).
O UHD resulta em uma imagem muito nítida e fina devido à alta contagem de pixels e permite aos fabricantes fazer TVs maiores sem comprometer a qualidade da imagem. Claro, isso também requer que o conteúdo esteja na mesma resolução para que a qualidade seja mantida. Mas, apesar de seu tamanho, UHD, que é comumente usado para televisão como UHDTV com uma proporção de 16: 9 ou 1.78: 1, ainda é inferior ao padrão da indústria de projeção de filmes de 4096 por 2160 em 19:10 ou 1.9: 1 aspecto Razão. Isso significa que a maioria dos conteúdos de filmes lançados para UHDTVs ainda estão no formato letterbox.
UHD não é realmente um avanço tecnológico, pois não requer novos padrões de exibição; ele simplesmente aumenta a contagem de pixels e não faz nada no final do processamento de vídeo. As telas usadas para UHD ainda são o mesmo tipo de telas usadas para resolução HD, só que não são cortadas em pedaços menores que formariam as TVs de resolução 1080p ou 720p, mas mantêm seu tamanho de “vidro-mãe”. Muitos analistas da indústria afirmam que este é o mesmo artifício que a designação megapixel para câmeras digitais, já que não faz nada para a qualidade real da imagem.
As desvantagens do UHD, tal como está com a tecnologia atual, incluem o fato de que a maioria do conteúdo não está em resolução 4K / 8K e que o grande tamanho da mídia requer grandes quantidades de largura de banda para transmitir, então processadores mais rápidos e uma conexão de Internet mais rápida são necessários para funcionar totalmente UHD.