Definição – O que significa Turbo C?
Turbo C era um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para programação na linguagem C. Foi desenvolvido pela Borland e introduzido pela primeira vez em 1987. Na época, o Turbo C era conhecido por seu tamanho compacto, manual abrangente, velocidade de compilação rápida e baixo preço. Ele tinha muitas semelhanças com um produto anterior da Borland, o Turbo Pascal, como um IDE, um preço baixo e um compilador rápido, mas não teve tanto sucesso devido à concorrência no mercado de compiladores C.
Definirtec explica Turbo C
Turbo C era uma ferramenta de desenvolvimento de software para escrever programas na linguagem C. Como IDE, incluía um editor de código-fonte, um compilador rápido, um vinculador e um arquivo de ajuda offline para referência. A versão 2 incluiu um depurador embutido. O Turbo C foi um produto subsequente ao Turbo Pascal da Borland, que ganhou amplo uso em instituições educacionais porque a linguagem Pascal era adequada para ensinar programação aos alunos. Embora o Turbo C tenha sido inicialmente desenvolvido por uma empresa diferente, ele compartilhou muitos recursos com o Turbo Pascal, a saber, a aparência da interface e as várias ferramentas de programação e depuração incluídas. No entanto, não foi tão bem-sucedido quanto o Turbo Pascal por causa da concorrência de outros produtos C, como Microsoft C, Watcom C, Lattice C, etc. No entanto, o Turbo C ainda tinha a vantagem na velocidade de compilação e no preço.
A primeira versão foi lançada em 13 de maio de 1987 e ofereceu o primeiro ambiente de edição-compilação-execução para desenvolvimento de software em PCs IBM. O Turbo C não foi originalmente desenvolvido pela Borland, mas foi comprado de Bob Jervis e foi inicialmente chamado Wizard C. O Turbo Pascal não tinha menus suspensos antes dessa época, e foi apenas em sua quarta versão que recebeu um lifting facial para parecer como Turbo C.
A Borland como empresa não desenvolve e vende mais esses produtos, mas o Turbo C ainda vive como um download gratuito de vários repositórios online, embora seja realmente uma tecnologia antiga sem suporte técnico real e não seja mais viável para o desenvolvimento de software moderno. O Turbo C eventualmente evoluiu para o Turbo C ++, depois para o Borland C ++ e, finalmente, para o C ++ Builder.
Recursos do Turbo C:
- Montagem embutida com acesso total às estruturas e nomes simbólicos da linguagem C – Isso permitiu que os programadores escrevessem alguns códigos da linguagem assembly diretamente em seus programas sem a necessidade de um montador separado.
- Suporte para todos os modelos de memória – Isso tinha a ver com a arquitetura de memória segmentada usada pelos processadores de 16 bits da época, onde cada segmento era limitado a 64 kilobytes (Kb). Os modelos eram chamados de tiny, pequeno, médio, grande e enorme, o que determinava o tamanho dos dados usados por um programa, bem como o tamanho do próprio programa. Por exemplo, com o modelo pequeno, tanto os dados quanto o programa devem caber em um único segmento de 64 Kb. No modelo pequeno, os dados e o programa cada um usava um segmento diferente de 64 Kb. Portanto, para criar um programa maior que 64 Kb ou que manipule dados maiores que 64 Kb, os modelos de memória médio, grande e grande tiveram que ser usados. Em contraste, os processadores de 32 bits usavam um modelo de memória plana e não tinham essa limitação.
- Otimização de velocidade ou tamanho – O compilador pode ser configurado para produzir um programa executável que seja rápido ou pequeno em tamanho, mas não ambos.
- Dobramento constante – Este recurso permitiu ao compilador Turbo C avaliar expressões constantes durante o tempo de compilação, em vez de durante o tempo de execução.