Definição – O que significa Named Pipe?
Um pipe nomeado é um pipe unilateral ou duplex que fornece comunicação entre o servidor de pipe e alguns clientes de pipe. Um tubo é uma seção da memória usada para comunicação entre processos. Um pipe nomeado pode ser descrito como primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO); as entradas que entrarem primeiro serão geradas primeiro.
Um canal nomeado difere de um canal anônimo porque pode existir além da vida de seus processos associados e deve ser explicitamente excluído.
Definirtec explica Named Pipe
Pipes nomeados fornecem comunicação entre processos relacionados ou não relacionados que estão sujeitos a verificações de segurança. Eles podem ser usados para comunicação entre processos no mesmo computador ou em computadores diferentes. Pipes nomeados são identificados por seus pontos de acesso, que são armazenados em um arquivo em um sistema de arquivos.
Cada instância de um pipe nomeado compartilha o mesmo nome, mas cada instância tem seus próprios buffers e identificadores. Essas instâncias também fornecem um meio separado para comunicação entre o cliente e o servidor, permitindo o uso do mesmo pipe nomeado para vários clientes de pipe.
Pipes nomeados são muito usados porque qualquer processo pode acessá-los.
Existem duas maneiras de criar um canal nomeado: por linha de comando e dentro de um programa. Na linha de comando do Unix, um pipe nomeado é criado usando o comando mknod ou mkfifo.