Definição – o que significa Trojan destrutivo?
Um Trojan destrutivo é um vírus projetado para destruir ou excluir arquivos. Os cavalos de Tróia destrutivos têm características de vírus mais típicas do que outros tipos de cavalos de Tróia, mas nem sempre resultam em roubo de dados.
Trojans destrutivos podem não ser detectados pelo software antivírus. Depois que um Trojan destrutivo infecta um sistema de computador, ele exclui arquivos, pastas e entradas de registro aleatoriamente, geralmente resultando em falhas do sistema operacional. Um Trojan destrutivo geralmente está na forma de um programa ou é manipulado para atacar como uma bomba lógica programada e especificada pelo invasor.
Definirtec explica Trojan destrutivo
Trojans destrutivos são vírus, mas não se auto-replicam como outros vírus ou worms. Trojans destrutivos são escritos como arquivos de lote simples e crus com comandos como “DEL”, “DELTREE” ou “FORMAT”. Este código é geralmente compilado como arquivos “.exe” ou “.com”, como BAT2COM. Portanto, é difícil determinar se uma infecção no sistema do computador é causada por um Trojan destrutivo.
As plataformas de computação suscetíveis a Trojans destrutivos incluem:
- Windows: plataforma comumente atacada
- Linux: Aumento de ataques foi relatado.
O firmware da Apple foi atacado por destrutivos Trojans AppleScript compilados que invadem a privacidade e comprometem a segurança. Além disso, os assistentes digitais pessoais (PDA) supostamente foram atacados por Trojans destrutivos e que roubam dados.
Certas ferramentas ajudam a prevenir Trojans destrutivos, incluindo software de reversão, software antivírus e software anti-Trojan.