Definição – o que significa treinamento baseado na web (WBT)?
O treinamento baseado na Web (WBT) é um aprendizado baseado em navegador da Internet que também está disponível na intranet local. As tecnologias WBT incluem streaming de áudio / vídeo, webinars, fóruns e mensagens instantâneas.
O WBT é aplicado por organizações de diversos setores e gêneros, incluindo militares, escolas primárias / secundárias, faculdades, universidades e policiais. No entanto, isso não deve ser confundido com E-Learning 2.0.
O WBT tem muitos apelidos, como e-learning, treinamento baseado na Internet (IBT) e ensino à distância.
Definirtec explica o treinamento baseado na web (WBT)
Na década de 1960, o WBT foi introduzido por instrutores da Universidade de Stanford, fazendo experiências com matemática elementar baseada em computador e aulas de leitura. No início da década de 1990, os instrutores universitários ministravam palestras, tutoriais e projetos de avaliação de aprendizagem por e-mail. Em meados da década de 1990, os projetores de computador começaram a aparecer no teto das salas de aula de informática, à medida que o desenvolvimento do curso baseado em tecnologia continuava nas faculdades e universidades dos Estados Unidos.
A Internet e a multimídia servem como veículos essenciais para o WBT moderno. Os setores populares do WBT incluem educação, consultoria, gerenciamento de conteúdo, tecnologia, serviços e atendimento ao cliente.
Nos Estados Unidos, o WBT é oferecido em ambientes de ensino fundamental e médio, universidades e escolas de graduação em salas de aula tradicionais, residências ou outros locais. As escolas cibernéticas públicas oferecem aulas síncronas e assíncronas, dependendo da disponibilidade de conexão com a Internet. Os alunos cibernéticos públicos devem cumprir os requisitos regulares de envio de trabalhos online, e os professores que ensinam nessas instituições devem ser certificados com uma certificação relevante. Além disso, as vantagens de tais escolas incluem programação personalizada, ampla seleção de cursos e oportunidades de treinamento individualizado.
Uma Pesquisa Ambient Sight de 2009 relatou que 44 por cento dos alunos do ensino superior estão matriculados em cursos oferecidos online.
As projeções para 2014 mostram que esse número subirá para 81 por cento.
Cerca de metade das faculdades e universidades oferecem aulas online, pois esse tipo de educação à distância diminui os custos de aprendizagem.
No entanto, espera-se que o uso do WBT cresça a tal ponto que até mesmo as principais universidades de pesquisa estejam dispostas a oferecer programas de doutorado online.