Definição – O que significa o Tratado de Direitos Autorais da WIPO (WCT)?
O Tratado de Direitos Autorais da WIPO (WCT) é um acordo especial promulgado por consenso de mais de 100 estados membros da União Europeia (UE). Adotado em Genebra, Suíça, em 20 de dezembro de 1996, o WCT complementa a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna) e a Convenção Internacional para a Proteção de Artistas, Produtores de Fonogramas e Organizações de Transmissão (Convenção de Roma). Naquela época, a Convenção de Berna e Roma não era modificada há 25 anos.
O WCT foi criado para lidar com as mudanças na tecnologia digital e nas comunicações, especialmente a distribuição de obras protegidas digitalmente pela Internet. Conhecidos como “tratados da Internet”, o WCT foi promulgado junto com o Tratado de Apresentações e Fonogramas da WIPO (WPPT) para responder aos novos mercados e desenvolvimentos tecnológicos.
Definirtec explica o Tratado de Direitos Autorais da WIPO (WCT)
Como o WPPT, o WCT foi criado para atualizar os tratados e regulamentações de direitos autorais da WIPO, principalmente com o rápido desenvolvimento de novos mercados, distribuição, métodos de uso e tipos de obras.
O WCT oferece várias atualizações importantes, incluindo:
- Protege programas de computador como obras literárias de acordo com o Artigo 2 da Convenção de Berna.
- Protege compilações de dados criadas como propriedade intelectual em qualquer formato. Essa proteção não se estende aos dados reais.
- Estipula que os licenciados devem fornecer recursos legais adequados contra qualquer pessoa que intencionalmente permita ou facilite qualquer tipo de violação de direitos autorais relacionada ao gerenciamento, distribuição, transmissão ou comunicação de direitos eletrônicos não autorizados.