Definição – o que significa direito de transporte?
Um direito de transporte é o empréstimo de direitos de transferência digital a vários meios de comunicação. Um direito de transporte ocorre quando um proprietário de propriedade intelectual autoriza legalmente o empréstimo, a cópia ou a transferência de uma obra protegida.
A Lei de Direitos Autorais dos Estados Unidos contém pacotes de direitos autorais e um direito de transporte – um subconjunto de outros direitos – é apenas um deles.
Definirtec explica o direito de transporte
Existem dois tipos de direitos de transporte: exclusivo e não exclusivo. O último é um contrato juridicamente vinculativo, enquanto o primeiro não exige um contrato. O primeiro pode ser na forma de uma transferência de atribuição de direitos autorais, em que o proprietário do conteúdo renuncia aos direitos individuais de controlar os privilégios de direitos autorais, mas passa esses direitos a terceiros. Ou pode ser na forma de uma licença expressa, em que um detentor de direitos autorais permite que um terceiro tenha uma propriedade variada dos direitos de propriedade intelectual, mas o detentor dos direitos renuncia a qualquer direito de processar o terceiro por responsabilidade. Proteger o proprietário dos direitos autorais dentro da Lei de Direitos Autorais dos EUA é a capacidade de rescindir o direito de transporte, retirando assim os privilégios de direitos autorais em sua totalidade.
Os direitos de transporte, juntamente com outras leis de gerenciamento de direitos digitais, favorecem amplamente o autor ou os artistas da mídia digital em relação aos consumidores. Com o passar do tempo, ficará cada vez mais difícil para os consumidores o acesso a todas as mídias digitais, seja para entretenimento ou acesso a materiais intelectuais.