Transmissor

Definição – o que significa transmissor?

Um transmissor é um dispositivo eletrônico usado em telecomunicações para produzir ondas de rádio a fim de transmitir ou enviar dados com o auxílio de uma antena. O transmissor é capaz de gerar uma corrente alternada de radiofrequência que é aplicada na antena, que, por sua vez, a irradia como ondas de rádio. Existem muitos tipos de transmissores, dependendo do padrão usado e do tipo de dispositivo; por exemplo, muitos dispositivos modernos que possuem recursos de comunicação possuem transmissores como Wi-Fi, Bluetooth, NFC e celular.

Um transmissor também é conhecido como transmissor de rádio.

Definirtec explica o transmissor

Os transmissores são dispositivos utilizados para enviar dados na forma de ondas de rádio em uma faixa específica do espectro eletromagnético para atender a uma necessidade específica de comunicação, seja ela de voz ou de dados em geral. Para fazer isso, um transmissor obtém energia de uma fonte de energia e a transforma em uma corrente alternada de radiofrequência que muda de direção de milhões a bilhões de vezes por segundo, dependendo da banda que o transmissor precisa enviar. Quando esta energia muda rapidamente é direcionado através de um condutor, neste caso uma antena, ondas eletromagnéticas ou de rádio são irradiadas para fora para serem recebidas por outra antena conectada a um receptor que reverte o processo para gerar a mensagem ou os dados reais.

Um transmissor é composto por:

  • Fonte de alimentação – a fonte de energia usada para alimentar o dispositivo e criar a energia para a transmissão
  • Oscilador eletrônico – Gera uma onda chamada onda portadora, onde os dados são impostos e transportados pelo ar
  • Modulador – Ads os dados reais na onda portadora, variando alguns aspectos da onda portadora
  • Amplificador de RF – Aumenta a potência do sinal para aumentar o alcance onde as ondas podem atingir
  • Sintonizador de antena ou circuito de combinação de impedância – Combina a impedância do transmissor com a da antena para que a transferência de energia para a antena seja eficiente e evite uma condição chamada ondas estacionárias, onde a energia é refletida da antena de volta para o transmissor , desperdiçando energia ou danificando-a