Definição – o que significa transistor de grafeno?
Um transistor de grafeno é um transistor de nanotecnologia feito de um material semelhante ao grafite (alótropo de carbono) e com condutividade e propriedades elétricas muito mais simples e eficientes que o silício.
Esse transistor também é conhecido como transistor de elétron único que, conforme indicado pelo nome, permite a passagem de um elétron de cada vez.
Definirtec explica o transistor de grafeno
Descoberto em 2007 pelo professor Andre Geim e sua equipe de pesquisadores do Manchester Center for Mesoscience and Nanotechnology, o grafeno rapidamente se tornou o alótropo de carbono mais discutido e útil, substituindo o silício. Os componentes do computador feitos de grafeno são leves e poderosos. Com menos tempo de processamento e suportando temperaturas mais altas do que os semicondutores normais, os transistores de grafeno são extremamente sensíveis e seu tamanho é medido na escala de elétrons. Para aplicações com entradas de baixa tensão, eles mostram uma economia significativa de energia e resultados duradouros. Os transistores de grafeno estão substituindo rapidamente os sistemas e elétrons baseados em silício com baixo consumo de energia e terhertz de velocidade.