Definição – O que significa Transistor de Filme Fino (TFT)?
Um transistor de filme fino (TFT) é um tipo de transistor de efeito de campo geralmente usado em uma tela de cristal líquido (LCD). Este tipo de exibição apresenta um TFT para cada pixel individual. Esses TFTs atuam como interruptores individuais que permitem que os pixels mudem de estado rapidamente, tornando-os ligados e desligados muito mais rapidamente. Como esses TFTs são organizados em uma matriz, eles são chamados de TFT de “matriz ativa”.
Definirtec explica Thin-Film Transistor (TFT)
Os transistores de filme fino são construídos por camadas de filmes finos de um semicondutor ativo, daí o nome, bem como uma camada dielétrica e alguns contatos metálicos em um substrato de vidro. O vidro é usado porque não é condutor, com excelente clareza óptica; também não é reativo aos produtos químicos usados no processamento de semicondutores. Em contraste, na construção de um transistor típico, o substrato usado é um material semicondutor, geralmente um wafer de silício.
Os transistores de filme fino são usados principalmente em monitores LCD, razão pela qual o vidro é usado como substrato. A tecnologia TFT também é usada em detectores de radiografia digital de captura direta e indireta usados em radiografia médica. As telas de diodo orgânico emissor de luz de matriz ativa (AMOLED) também têm uma camada TFT.