Definição – o que significa transistor?
Um transistor é um dispositivo semicondutor que exibe todas as propriedades de um switch, permitindo ou bloqueando o fluxo de elétrons. Possui três terminais, um para entrada, um para saída e um para controle de chaveamento. É o bloco de construção fundamental dos dispositivos eletrônicos modernos e é comumente encontrado em placas de circuito como peças discretas ou embutidas em circuitos integrados.
Definirtec explica Transistor
O transistor é composto de um material semicondutor, geralmente silício, e pelo menos três terminais para conexão com o circuito externo. Foi inventado em 1947 por William Shockley, Walter Brattain e John Bardeen, que receberam o Prêmio Nobel de Física por catapultar o desenvolvimento tecnológico. Sua conquista é responsável por aparelhos modernos como TVs de tela ampla, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos de computação.
A função mais básica de um transistor é como uma chave eletrônica, que permite que os elétrons fluam do lado do coletor para o lado do emissor. A base ou meio do transistor atua como o verdadeiro eletrodo de controle da chave, através do qual a estimulação de elétrons muda rapidamente o material de um isolador para um estado condutor, permitindo assim o fluxo de eletricidade.
Os transistores são criados por um processo químico conhecido como dopagem, onde o material semicondutor ganha uma carga negativa extra (tipo N) ou uma carga positiva extra (tipo P). Existem duas configurações para isso, PNP ou NPN com o material do meio atuando como base ou controle de fluxo.
Uma mudança muito pequena na corrente ou tensão na camada de base intermediária resulta em uma grande quantidade de eletricidade fluindo por todo o componente. Nesse aspecto, pode ser utilizado como amplificador.