Definição – o que significa Transição de vídeo?
Uma transição de vídeo é uma técnica usada durante o processo de pós-produção de filme ou vídeo em que tomadas ou cenas separadas são combinadas a fim de apresentar um todo coeso. Comumente, especialmente com filme, isso geralmente ocorre apenas na forma de um “corte”, que leva diretamente para a próxima cena sem nenhuma dica visual específica, exceto que a cena mudou. Para vídeo digital, a transição pode ser mais visual e óbvia, como fade-outs, wipes, dissolves e fades ou outros efeitos visuais.
Definirtec explica a transição de vídeo
Uma transição de vídeo é usada para transmitir ao espectador que a cena mudou e que outro ponto de vista na narrativa está sendo contado ou que simplesmente o ângulo de onde a cena está sendo vista mudou para transmitir escala ou atmosfera. Mas no núcleo mais simples, uma transição de vídeo é simplesmente uma junção em duas tomadas separadas.
O objetivo de uma transição de vídeo é integrar perfeitamente diferentes tomadas para que a narrativa central avance de maneira confiável e não distraia o espectador. Isso é especialmente verdadeiro para filmes e cinema, mas para vídeos amadores que tendem a ser mais leves, o software de edição de vídeo oferece diferentes tipos de transições de vídeo, que geralmente são muito animadas e coloridas, completas com som. Transições como fly-ins e spiral-ins podem ser divertidas de assistir às vezes, mas podem se tornar uma distração e obstrução se usadas incorretamente.