Definição – o que significa transumanismo?
O transumanismo é a ideia de que a capacidade da espécie humana pode ser aprimorada com o uso da tecnologia. É a ideia de que, ao adicionar componentes não biológicos a um sistema biológico, o corpo humano, as sociedades futuras obterão resultados quantificáveis na capacidade e potencial humanos.
Definirtec explica o transumanismo
O transumanismo pode assumir muitas formas. Mais comumente, uma tecnologia física é incorporada ao corpo humano para aprimorar um dos cinco sentidos, oferecer informações para uso cognitivo ou, de alguma forma, auxiliar o corpo humano natural em seu trabalho vital. Um excelente exemplo é o uso de implantes cocleares para melhorar a audição. Em indivíduos com deficiência auditiva, esses implantes podem trazer a audição de volta a um nível mais regular. Em um ser humano médio, um implante coclear pode melhorar a audição além da faixa “média”. Outros exemplos de tecnologias transhumanistas incluem coisas como criônica, terapia genética e ferramentas de realidade virtual que permitem diferentes tipos de desenvolvimento e exploração cognitiva.
Também há muito debate sobre a história do transumanismo. Alguns argumentam que isso remonta às antigas sociedades mesopotâmicas ou aos filósofos do século 20, como Friedrich Nietzsche. Na era moderna, o transumanismo assume uma forma muito mais tangível, como uma vanguarda de experimentos de cientistas com a adição de componentes cibernéticos ou digitais ao corpo humano.