Definição – o que significa transformação de dados?
Transformação de dados é o processo de conversão de dados ou informações de um formato para outro, geralmente do formato de um sistema de origem para o formato exigido de um novo sistema de destino. O processo usual envolve a conversão de documentos, mas as conversões de dados às vezes envolvem a conversão de um programa de uma linguagem de computador para outra para permitir que o programa seja executado em uma plataforma diferente. O motivo usual para esta migração de dados é a adoção de um novo sistema totalmente diferente do anterior.
Definirtec explica a transformação de dados
Na prática real, a transformação de dados envolve o uso de um programa especial que é capaz de ler o idioma de base original dos dados, determinar o idioma para o qual os dados devem ser traduzidos para que sejam utilizáveis pelo novo programa ou sistema e, em seguida, prossegue para transformar esses dados.
A transformação de dados envolve duas fases principais:
- Mapeamento de dados: a atribuição de elementos da base de origem ou sistema em direção ao destino para capturar todas as transformações que ocorrem. Isso fica mais complicado quando há transformações complexas, como regras de transformação muitos para um ou um para muitos.
- Geração de código: A criação do programa de transformação real. A especificação do mapa de dados resultante é usada para criar um programa executável para ser executado em sistemas de computador.
Linguagens transformacionais comumente usadas:
- Perl: uma linguagem procedural e orientada a objetos de alto nível capaz de operações poderosas
- AWK: uma das linguagens mais antigas e uma linguagem de transformação TXT popular
- XSLT: uma linguagem de transformação de dados XML
- TXL: uma linguagem de prototipagem usada principalmente para transformação de código-fonte
- Processadores e linguagens de modelo: são especializados na transformação de dados para documentos