Definição – o que significa transferência vertical?
Handover vertical é um nó de rede que muda automaticamente seu tipo de conexão para acessar uma infraestrutura de suporte. Quando um dispositivo de computação pode se conectar à Internet por meio de duas tecnologias de rede diferentes, ele é automaticamente conectado à rede disponível. Esse embaralhamento ou mudança de uma rede para a outra é a transferência vertical.
O handover vertical permite a exploração de maior largura de banda e custos mais baixos para redes como redes locais amplas. Ele também oferece cobertura estendida para redes celulares.
A transferência vertical também é conhecida como transferência vertical.
Definirtec explica a transferência vertical
Muitos usuários de laptop possuem tecnologia dupla em seus laptops para se conectar à Internet; um laptop pode usar LAN sem fio (WLAN) ou tecnologias de conexão de rede celular. WLAN oferece maior largura de banda a taxas muito baixas. Uma rede celular não é tão confiável, costuma ser cara e a largura de banda disponível depende do tráfego da rede. A WLAN é configurada por padrão no laptop. No entanto, em caso de falha de WLAN, a rede celular fica disponível para manter o usuário conectado à Internet. O movimento de um tipo de tecnologia para outro é a transferência vertical, que mantém a máquina do usuário conectada à Internet e fornece comunicação ininterrupta.
Para que ocorra uma transferência vertical, o seguinte deve ser considerado:
- Um dispositivo com suporte para handover vertical deve conter uma placa dupla para conectar as duas redes sem fio diferentes.
- Com a transferência vertical, duas tecnologias sem fio são comparadas por meio de métricas de transferência. A tecnologia sem fio com a melhor métrica de transferência é preferida.
- Os requisitos e preferências do usuário, a intensidade do sinal relativo, as condições gerais da rede e os custos são os principais fatores para a decisão de transferência.