Definição – O que significa Representational State Transfer (REST)?
A transferência de estado representacional (REST) é uma estrutura de sistema distribuído que usa protocolos e tecnologias da Web. A arquitetura REST envolve interações de cliente e servidor construídas em torno da transferência de recursos. A Web é a maior implementação REST.
Os sistemas que estão em conformidade com os princípios REST são chamados de RESTful.
Definirtec explica Representational State Transfer (REST)
Roy Fielding, um dos principais autores da especificação HTTP, desenvolveu o conceito REST em 2000 como parte de sua tese de doutorado.
REST pode ser usado para capturar dados de sites por meio da interpretação de arquivos de páginas da Web em linguagem de marcação extensível (XML) com os dados desejados. Além disso, os editores online usam REST ao fornecer conteúdo sindicado aos usuários, ativando o conteúdo da página da Web e instruções XML. Os usuários podem acessar a página da Web por meio do URL do site, ler o arquivo XML com um navegador da Web e interpretar e usar os dados conforme necessário.
As restrições REST básicas incluem:
- Cliente e servidor: o cliente e o servidor são separados das operações REST por meio de uma interface uniforme, o que melhora a portabilidade do código do cliente.
- Sem estado: cada solicitação do cliente deve conter todos os dados necessários para o processamento da solicitação sem armazenar o contexto do cliente no servidor.
- Armazenável em cache: as respostas (como páginas da Web) podem ser armazenadas em cache em um computador cliente para acelerar a navegação na Web. As respostas são definidas como armazenáveis em cache ou não armazenáveis em cache para evitar que os clientes reutilizem dados obsoletos ou inadequados ao responder a outras solicitações.
- Sistema em camadas: permite que os clientes se conectem ao servidor final por meio de uma camada intermediária para maior escalabilidade.