Transdutor

Definição – O que significa Transdutor?

Um transdutor é um dispositivo que transforma um sinal de uma forma de energia para outra. Um exemplo é um alto-falante, que converte a energia elétrica de um amplificador em ondas sonoras ou energia mecânica. As formas de energia consistem em (mas não se limitam a) energia mecânica, elétrica, química, eletromagnética, térmica e acústica.

Embora o termo transdutor normalmente indique o uso de um sensor / detector, qualquer dispositivo que transforme energia pode ser considerado um transdutor. Um transdutor é comumente usado em dispositivos de medição.

Definirtec explica o transdutor

Alguns exemplos de transdutores são:

  • Termômetros
  • microfones
  • Sensores de posição e pressão
  • antenas
  • Altifalantes

Embora não sejam comumente vistos como transdutores, diodos emissores de luz (LEDs), fotocélulas e, em muitos casos, lâmpadas comuns podem ser considerados transdutores.

Existem vários tipos de transdutores; no entanto, em sua forma mais básica, os transdutores são freqüentemente classificados em dois grupos: entrada (sensor) e saída (atuador). Os transdutores de entrada consomem alguma forma de energia física, como pressão, temperatura ou ondas sonoras, e então a transformam em um sinal que pode ser lido. Por exemplo, um microfone pode converter ondas sonoras em um sinal elétrico, que pode ser transmitido por meio de fios. Um sensor de pressão converte a força física que está sendo aplicada sobre ele em uma leitura ou um número que pode ser compreendido sem dificuldade.

Os atuadores consomem um sinal eletrônico e o transformam em energia física. Um exemplo é um alto-falante estéreo, que funciona convertendo o sinal eletrônico de uma gravação em ondas sonoras físicas. Outro tipo padrão de transdutor eletromecânico é um motor elétrico, que converte energia elétrica em energia mecânica para realizar uma tarefa.

A eficiência é um fator vital ao considerar transdutores. A eficiência do transdutor é descrita como a relação entre a potência de saída do tipo preferido e a potência total de entrada. Basicamente, nenhum transdutor é completamente eficiente; uma certa quantidade de energia é freqüentemente perdida durante o processo de conversão.

Alguns transdutores geralmente são mais eficientes do que outros. Uma ilustração de um transdutor eficiente é uma antena de rádio, que converte a energia da radiofrequência em um campo eletromagnético. Se a antena estiver funcionando corretamente, esse processo pode ser 80% ou mais eficiente. Por outro lado, quase todos os motores elétricos funcionam com eficiência abaixo de 50%. Ao mesmo tempo, as lâmpadas incandescentes convencionais perdem uma quantidade considerável de energia na forma de calor e, portanto, funcionam com eficiência abaixo de 10%.