Definição – o que significa transceptor de fibra de modo único?
Um transceptor de fibra de modo único é um tipo de módulo de transceptor óptico, que é um componente independente que pode receber e transmitir dados usando cabos de fibra óptica de modo único. Os transceptores modernos são chamados de transceptores plugáveis de fator de forma pequeno (SFP), pois são projetados para caber em uma variedade de equipamentos de rede de nível empresarial, como switches e roteadores.
Definirtec explica o transceptor de fibra de modo único
Um transceptor de fibra monomodo conecta fibras monomodo com diferentes qualidades, como fibra com dispersão deslocada e fibra com dispersão diferente de zero, bem como cabos de fibra óptica regulares. Em 2005, os transceptores de fibra monomodo disponíveis comercialmente permitiam velocidades de até 10 gigabits por segundo a distâncias de mais de 80 km.
A maioria dos transceptores de fibra modernos pode funcionar com fibras monomodo e multimodo. No entanto, transceptores de fibra monomodo dedicados ainda estão disponíveis, que são mais baratos, pois são feitos com menos componentes e funções em mente. A qualidade ou desempenho dos transceptores varia de acordo com o comprimento do cabo, a velocidade necessária ou a tecnologia e os protocolos suportados.