Definição – o que significa tráfego de rede?
O tráfego de rede refere-se à quantidade de dados que se movem por uma rede em um determinado ponto do tempo. Os dados da rede são principalmente encapsulados em pacotes de rede, que fornecem a carga na rede. O tráfego de rede é o principal componente para medição de tráfego de rede, controle e simulação de tráfego de rede. A organização adequada do tráfego da rede ajuda a garantir a qualidade do serviço em uma determinada rede.
O tráfego de rede também é conhecido como tráfego de dados.
Definirtec explica o tráfego de rede
O tráfego de rede é o principal componente para medição e gerenciamento de largura de banda. Além disso, várias topologias da rede só podem ser implementadas com base na quantidade de tráfego de rede no sistema.
O tráfego de rede pode ser amplamente classificado nas seguintes categorias:
- Tráfego ocupado / pesado – alta largura de banda é consumida neste tráfego
- Tráfego não em tempo real – Consumo de largura de banda durante o horário de trabalho
- Tráfego interativo – Está sujeito à competição por largura de banda e pode resultar em tempos de resposta ruins se a priorização de aplicativos e tráfego não for definida
- Tráfego sensível à latência – está sujeito à competição por largura de banda e pode resultar em tempos de resposta insatisfatórios
A análise adequada do tráfego de rede fornece à organização os seguintes benefícios:
- Identificando gargalos de rede – Pode haver usuários ou aplicativos que consomem grandes quantidades de largura de banda, constituindo assim a maior parte do tráfego da rede. Diferentes soluções podem ser implementadas para lidar com isso.
- Segurança de rede – uma quantidade incomum de tráfego em uma rede é um possível sinal de um ataque. Os relatórios de tráfego de rede fornecem informações valiosas sobre a prevenção desses ataques.
- Engenharia de rede – Conhecer os níveis de utilização da rede permite que futuros requisitos sejam analisados.