Uma marca é uma palavra, frase, símbolo ou desenho que identifica e distingue a origem dos bens ou serviços de uma parte dos de outras. Uma marca de serviço é um tipo de marca que identifica e distingue a origem de um serviço e não de um produto. O termo “marca registrada” também é usado para se referir a qualquer característica distintiva.
Microsoft Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation. Você pode ter direitos autorais sobre uma idéia? A resposta a esta pergunta é um pouco complicada. Existem dois tipos de proteção de direitos autorais: os direitos autorais da expressão de uma idéia e os direitos autorais da própria idéia. Direitos autorais da expressão de uma idéia é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em direitos autorais – protege a forma específica em que uma idéia é expressa. Por exemplo, se você escrevesse um livro sobre um menino que freqüenta uma escola de magia, essa expressão específica da idéia seria protegida por direitos autorais. No entanto, a ideia em si – o conceito de um rapaz que vai para a escola de feiticeiros – não estaria protegida por direitos de autor. Os direitos autorais da idéia em si são muito mais difíceis de obter, e geralmente são concedidos apenas por um tempo limitado (geralmente cerca de 20 anos).
Então, em suma, você pode ter direitos autorais sobre a expressão de uma idéia, mas não sobre a idéia em si. Posso vender a minha marca? Sim, você pode vender a sua marca registrada. Você também pode licenciar sua marca registrada para outra empresa. Se você vender sua marca, você precisará transferir o registro para o novo proprietário.
Como é que eu marco uma palavra?
1. Vá para o site do USPTO.
2. Clique na aba “Pesquisar”.
3. Digite a palavra que você quer marcar no campo “Trademark ID”.
4. Clique no botão “Pesquisar”.
5. Se a palavra estiver disponível, você poderá registrá-la.
Faço o registo da marca ou dos direitos de autor do meu logótipo?
A resposta a esta pergunta depende de alguns fatores, incluindo em que país você está e que tipo de logotipo você tem. Em geral, no entanto, você marcaria sua logomarca se ela for um design único e distinto, e você teria direitos autorais sobre sua logomarca se ela for um design mais simples.
Se você estiver nos Estados Unidos, você pode registrar o seu logotipo no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO). Para isso, você precisará apresentar um pedido de registro de marca e incluir um desenho do seu logotipo. O USPTO revisará sua solicitação e decidirá se lhe concederá ou não uma marca registrada.
Se você está na União Européia, você pode registrar seu logotipo no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia (EUIPO). O processo para o fazer é semelhante ao USPTO, mas terá de apresentar um pedido de registo de marca e incluir um desenho do seu logótipo. O EUIPO irá então rever a sua candidatura e decidir se lhe concede ou não uma marca.
Se você está no Canadá, pode registrar seu logotipo no Escritório Canadense de Propriedade Intelectual (CIPO). O processo para fazer isso é semelhante ao USPTO, mas você precisará registrar uma solicitação de marca e incluir um desenho do seu logotipo. O CIPO então analisará sua solicitação e decidirá se lhe concederá ou não uma marca registrada.
Se você tiver um logotipo mais simples, você poderá ter direitos autorais sobre seu logotipo em vez de
Quanto custa uma marca registrada?
Uma marca registrada é uma palavra, frase, símbolo ou desenho que identifica e distingue a origem dos produtos ou serviços de uma parte dos de outras. Uma marca registrada pode ser registrada no USPTO, que é o órgão federal responsável pela administração da lei de marcas registradas nos Estados Unidos. O custo de registro de uma marca no USPTO é de US$ 275 por classe de produtos ou serviços.