Definição – O que significa Trackpad?
Um trackpad é um dispositivo apontador de entrada que possui uma superfície plana especializada capaz de detectar o contato do dedo. A superfície é capaz de traduzir a posição e o movimento do dedo do usuário para uma posição relativa na tela do dispositivo. Apresentado em laptops, reprodutores de mídia portáteis e outros assistentes digitais pessoais, o trackpad é uma excelente alternativa a outros dispositivos apontadores, como o mouse, quando o espaço na mesa é limitado.
Um trackpad também é conhecido como touch pad ou glide pad.
Definirtec explica o Trackpad
Um trackpad funciona de maneiras diferentes e faz uso de sensoriamento condutivo e sensor capacitivo. Recursos avançados, como rolar uma página, são possíveis definindo as configurações do trackpad. O uso de dois dedos ativa a rolagem de uma página na maioria dos trackpads. Embora o trackpad seja capaz de detectar a posição absoluta, a resolução é limitada pelo tamanho do trackpad.
As vantagens de um trackpad incluem:
- A maioria dos trackpads é altamente resistente a sujeira, umidade e arranhões na superfície.
- Mais fácil para um usuário usar em comparação com a maioria dos dispositivos de entrada, pois nenhuma pressão está envolvida e um leve movimento é necessário apenas para ativar o mesmo.
- O dispositivo apontador mais eficiente quando se trata de espaço ou portabilidade.
As desvantagens de um trackpad incluem:
- A área de movimento oferecida por um trackpad geralmente é pequena.
- Os tipos de dispositivos que podem fazer uso de um trackpad são limitados.
- Dedos calejados ou úmidos podem interferir e causar interrupções nos sinais captados pelos sensores.
- A sensibilidade de um trackpad pode ser um problema às vezes para alguns usuários. O trackpad pode ser difícil de usar no caso de coisas que precisam de controle de precisão.
- Movimentos pesados não são possíveis através do trackpad.