Toslink

Definição – O que significa TOSLINK?

TOSLINK é uma estrutura de fibra óptica padronizada desenvolvida originalmente pela Toshiba Corporation. Ele utiliza um cabo de fibra ótica para a transmissão de sinais de áudio na forma de pulsos de luz.

O TOSLINK foi originalmente criado para conectar CD players a receptores para fluxos de áudio de modulação por código de pulso (PCM) usando a interconexão de áudio digital padrão S / PDIF. Um único cabo TOSLINK pode ser usado para transmitir sinais de som estéreo, mono e surround. Ele carrega um fluxo de áudio digital de componentes como reprodutores de disco de vídeo digital (DVD), o MiniDisc, gravadores de fita de áudio digital (DAT), decodificadores Dolby Digital / DTS, consoles de videogame mais recentes e computadores para um receptor de áudio e vídeo (AV). O receptor AV decodifica o fluxo de saída e áudio por meio de um conjunto de transdutores eletroacústicos ou alto-falantes.

TOSLINK oferece suporte a uma diversidade de padrões físicos e formatos de mídia. A conexão de áudio digital mais comum é o conector RC-5720 da Associação das Indústrias Eletrônicas do Japão / Japão / JEITA (EIAJ / JEITA), também conhecido como JIS C5974-1993 F05 (JIS F05) e CP-1201. O EIAJ / JEITA tem um comprimento de onda de pico de 650 nanômetros (nm) com uma luz vermelha óptica.

Definirtec explica TOSLINK

Um TOSLINK é uma conexão de fibra óptica padronizada para transmitir sinais de áudio na forma de pulsos de luz. Ele suporta os mesmos dados de áudio digital que o protocolo de camada de link de dados Sony / Philips Digital Interface (S / PDIF), mas não usa corrente elétrica para transmitir dados. A conexão é resistente a interferências magnéticas e elétricas e fornece uma taxa de dados de 125 megabits por segundo (Mbps) a 1.2 gigabits por segundo (Gbps).

O TOSLINK é freqüentemente encontrado próximo a um soquete RCA usado para conexões de áudio digital em receptores de áudio e vídeo (A / V). O TOSLINK é usado para opções de cabo de fibra ótica e o soquete RCA é para o correspondente elétrico por cabo coaxial.

Existem vários tipos de fibras usadas para um TOSLINK, como fibras ópticas de plástico de vários fios, fibras ópticas de vidro de quartzo e fibras ópticas de plástico de 1 milímetro. Geralmente, o TOSLINK tem 5 metros de comprimento com um padrão máximo de 10 metros sem usar um amplificador de sinal. Os TOSLINKs mais recentes podem percorrer mais de 30 metros com um comprimento de onda óptico de 650 nm (~ 461.2 THz).

Alguns problemas que podem ser encontrados com o TOSLINK são jitter, que é a flutuação ou cintilação nos sinais de transmissão. Jitter é geralmente causado por largura de banda limitada do sinal digital. Os TOSLINKs também podem falhar ou ficar permanentemente danificados se o cabo for dobrado com firmeza.

Há também um mini-TOSLINK padrão que é menor do que o conector TOSLINK quadrado padrão, que é freqüentemente usado em componentes de áudio de consumo maiores, computadores Apple e dispositivos portáteis como notebooks.