Torque é uma medida de quanto uma força agindo sobre um objeto faz com que esse objeto gire. É normalmente representado pelo símbolo T e é medido em Newton-metros (N-m).
O torque em um objeto pode ser calculado multiplicando-se a força (F) pelo braço de alavanca (r):
T = Fr
onde r é a distância do eixo de rotação até o ponto onde a força é aplicada.
A direcção do binário é dada pela regra da direita: se os dedos da mão direita são enrolados na direcção da rotação, então o polegar aponta na direcção do binário.
O torque é uma quantidade vetorial, o que significa que ele tem tanto a magnitude quanto a direção. É um conceito central em muitos campos, incluindo mecânica, engenharia e física. O que é torque e sua unidade SI? Torque é uma medida da força rotacional exercida por um objeto. É normalmente representado por um vetor que aponta na direção do eixo rotacional. A unidade SI de torque é o newton-metro (N⋅m).
Quais são as 3 unidades de torque?
Existem três unidades primárias de torque: Newton-metros (Nm), pés-libra (ft-lbs), e polegadas-libra (in-lbs). Cada unidade é ligeiramente diferente, mas todas elas são usadas para medir a quantidade de força rotacional que é exercida sobre um objeto.
Newton-metros são a unidade SI de torque e são equivalentes à quantidade de força necessária para fazer um objeto girar a uma taxa de uma volta por segundo quando essa força é aplicada perpendicularmente ao braço de alavanca do objeto.
Os pés-libra são a unidade imperial de torque e são equivalentes à quantidade de força necessária para fazer um objeto girar a uma velocidade de uma volta por segundo quando essa força é aplicada perpendicularmente ao braço de alavanca do objeto.
Os pés-libra são a unidade de torque que é comumente usada nos Estados Unidos e são equivalentes à quantidade de força necessária para fazer um objeto girar a uma taxa de uma volta por segundo quando essa força é aplicada perpendicularmente ao braço de alavanca do objeto.
O que é torque e velocidade?
Torque é uma força que provoca a rotação de um objeto. A quantidade de torque produzida por uma força depende de duas coisas: a magnitude da força, e a distância entre o ponto onde a força é aplicada e o centro de rotação. A unidade SI de torque é o newtonómetro (N-m).
A velocidade é uma medida de quão rápido algo está se movendo. A unidade SI para a velocidade é o medidor por segundo (m/s). Porque é que o torque é um vector? O torque é uma quantidade vetorial porque tem tanto uma magnitude quanto uma direção. A magnitude do torque é a quantidade de força necessária para girar um objeto em torno de um eixo, e a direção é o eixo sobre o qual o objeto está sendo girado.
Como o torque é formado?
A força que um torque cria é proporcional à distância entre o centro do objeto e o ponto onde a força é aplicada. Esta relação é representada pela equação:
T = r * F
Onde:
T = Torque (Nm)
r = Distância do centro do objeto até o ponto onde a força é aplicada (m)
F = Força (N)
Portanto, quanto maior a distância do centro do objeto até o ponto onde a força é aplicada, maior o torque.