Toróide

Definição – O que Toroid significa?

Um toroide é um objeto em forma de donut com uma bobina enrolada em torno dele que é usado como um indutor em dispositivos eletrônicos. A forma é descrita em matemática como um objeto ou superfície gerado pela rotação de um plano fechado em torno de um eixo externo que é paralelo a ele, de forma que não se cruze; a forma resultante é semelhante a uma rosquinha, e o referido eixo está bem no centro do espaço aberto.

Definirtec explica Toroid

Um toroide é um componente eletrônico comum composto por um anel circular oco onde várias voltas de fio de cobre são enroladas. O anel é geralmente feito de ferro em pó ou ferrita para introduzir a permeabilidade e aumentar a indutância gerada para um determinado número de voltas do fio de cobre.

Os toróides geram um campo magnético ou frequência dependendo do material do anel (permeabilidade) e do tipo de fio e do número de voltas que o fio é enrolado; o tamanho geral também importa. Esses pulsos são usados ​​como contrapeso para reduzir o ruído em um sistema eletrônico, como filtros de linha.

Núcleos toroidais para transformadores estão ganhando popularidade em comparação com núcleos de solenóide retos porque o vazamento de fluxo magnético é mínimo devido ao formato toroidal em comparação com o formato reto do solenóide deste último. A funcionalidade geral é simplesmente maior indutância com mínima interferência eletromagnética causada nos circuitos ou equipamentos circundantes.