O navegador Tor é um navegador web gratuito e de código aberto que se baseia no navegador Mozilla Firefox e foi concebido para proteger a privacidade do utilizador. O navegador Tor encaminha todo o tráfego web do usuário através da rede Tor, que é um grupo de servidores operados por voluntários que anonimizam o tráfego web do usuário. Isto torna muito difícil para alguém acompanhar a actividade web do utilizador ou identificar o seu verdadeiro endereço IP.
O navegador Tor está disponível para Windows, MacOS e Linux. Qual navegador é indetectável? Não há nenhum navegador que seja completamente indetectável. No entanto, existem certos navegadores que são mais difíceis de rastrear do que outros. Por exemplo, o navegador Tor foi projetado para ser difícil de ser rastreado, e é frequentemente usado por pessoas que querem permanecer anônimas online.
O Tor é completamente anônimo?
Não, o Tor não é completamente anônimo. Embora o Tor forneça um alto grau de anonimato, ele não é perfeito. Há uma série de maneiras pelas quais sua identidade pode ser revelada enquanto usa o Tor.
Por exemplo, se você está acessando a rede Tor de uma rede Wi-Fi pública, seu tráfego pode ser monitorado por alguém nessa rede. Adicionalmente, o nó de saída através do qual o seu tráfego sai da rede Tor também pode estar monitorando o tráfego e pode potencialmente identificá-lo.
Outra forma de sua identidade poder ser revelada é se você estiver acessando conteúdo ilegal através do Tor. Enquanto o Tor fornece um alto grau de anonimato, ele não pode protegê-lo de todas as formas de ação legal.
Finalmente, é importante lembrar que Tor é apenas tão anônimo quanto o elo mais fraco da cadeia. Se qualquer um dos componentes da rede Tor for comprometido, sua identidade pode ser revelada.
O Tor esconde o histórico de navegação?
A resposta é sim e não. Embora o Tor forneça anonimato e possa ajudar a esconder seu histórico de navegação, ele não é 100% eficaz. Existem várias maneiras de revelar seu histórico de navegação, mesmo que você esteja usando o Tor.
Por exemplo, se você se conectar a um website usando uma conexão não criptografada (HTTP ao invés de HTTPS), então o website será capaz de ver seu endereço IP. Isto significa que, mesmo se você estiver usando o Tor, o website poderá ver que você é quem o está visitando. Além disso, se você usar qualquer tipo de login (como para e-mail, mídia social ou banco online), então o website também será capaz de ver seu nome de usuário e senha.
Outra forma de revelar o seu histórico de navegação é se você estiver usando um computador que não é seu. Por exemplo, se você estiver usando um computador público, então o dono do computador poderá ver o seu histórico de navegação. Além disso, se você estiver usando um computador compartilhado (como em uma biblioteca ou internet café), então outros usuários do computador também poderão ver o seu histórico de navegação.
Por último, é importante lembrar que, mesmo que você esteja usando o Tor, seu provedor de internet (internet service provider) ainda será capaz de ver os sites que você está visitando. Isto porque, embora o Tor esconda o seu endereço IP do website, ele não irá esconder o seu endereço IP do seu provedor.
Em geral,
O que significa Tor?
Tor é um acrônimo para The Onion Router. Tor é uma aplicação de software livre e de código aberto que permite a comunicação anônima através do roteamento do tráfego da Internet por uma rede mundial de roteadores voluntários de cebola. Tor é usado por jornalistas, ativistas, e cidadãos comuns que desejam proteger sua privacidade e segurança online. O Tor é gerido pelo governo? Não, Tor não é administrado pelo governo. Tor é um projeto de software livre e de código aberto que é financiado por uma variedade de organizações e indivíduos, incluindo o governo dos EUA. Entretanto, o governo dos EUA não tem nenhum controle sobre a rede Tor ou sobre o software.