Definição – o que significa Topologia de rede de área de armazenamento (topologia de SAN)?
A topologia de rede de área de armazenamento (SAN) refere-se à organização ou configuração usada por SANs. SANs geralmente usam uma topologia de malha de canal de fibra, que é uma infraestrutura projetada especificamente para gerenciar comunicações de armazenamento. Ele oferece acesso mais rápido e confiável do que os protocolos de nível superior usados no armazenamento conectado à rede (NAS). Em conceito, uma malha é idêntica a um segmento de rede em uma rede local (LAN). Uma malha SAN de canal de fibra padrão consiste em vários comutadores de canal de fibra.
Topologia geralmente se refere à maneira como os switches estão interconectados, incluindo anel, edge-core, core-edge ou totalmente mesh.
Definirtec explica a topologia de rede de área de armazenamento (topologia de SAN)
O design padrão de SAN consiste no seguinte:
- Dispositivos na extremidade da rede
- Switches no núcleo da rede
- O cabeamento que os conecta todos juntos
A topologia de SAN sugerida para otimizar a funcionalidade, administração e escalabilidade é uma topologia em camadas núcleo-limite. Essa estratégia oferece ótimo desempenho sem interconexões desnecessárias. Em um nível mais alto, a topologia em camadas inclui uma infinidade de switches de borda empregados para conectividade de dispositivo, além de alguns dos principais switches destinados a rotear o tráfego entre os switches de borda.
- Topologia Edge-Core – A topologia edge-core posiciona o armazenamento (destinos) na camada de núcleo e os iniciadores (servidores) na camada de extremidade. Como o armazenamento e os servidores estão em switches completamente diferentes, essa topologia oferece fácil administração e também bom desempenho, com a maioria do tráfego percorrendo apenas um salto da borda ao núcleo. A principal desvantagem desse projeto é que as conexões principais e o armazenamento estão em disputa pela extensão. Isso significa que essa topologia fornece apenas um crescimento mínimo.
- Topologia Edge-Core-Edge – Esta topologia posiciona os iniciadores em uma camada de extremidade e armazenamento em alguma outra camada de extremidade, deixando o núcleo para interconexões de switch ou dispositivos de ligação com escopo de rede, que inclui multiplexadores de divisão de comprimento de onda denso (DWDMs), virtualizadores de armazenamento , roteadores inter-fabric, mecanismos de criptografia e bibliotecas de fitas. Como o armazenamento e os servidores estão em switches totalmente diferentes, esse design facilita o dimensionamento independente dos recursos de armazenamento e computação, gerenciamento simples e desempenho geral ideal.
- Topologia Full-Mesh – Esta topologia permite que os usuários coloquem armazenamento e servidores virtualmente em qualquer lugar, já que a comunicação envolvendo origem e destino é de apenas um salto. Os usuários podem construir uma topologia full mesh, que é escalonável e acessível, ao contrário da geração anterior de soluções SAN.