Definição – o que significa topologia de rede?
A topologia de rede se refere ao layout físico ou lógico de uma rede. Ele define a maneira como os diferentes nós são colocados e interconectados uns com os outros. Como alternativa, a topologia da rede pode descrever como os dados são transferidos entre esses nós.
Existem dois tipos de topologias de rede: física e lógica. A topologia física enfatiza o layout físico dos dispositivos e nós conectados, enquanto a topologia lógica se concentra no padrão de transferência de dados entre os nós da rede.
Definirtec explica a topologia de rede
As topologias de rede física e lógica de uma rede não precisam ser necessariamente idênticas. No entanto, as topologias físicas e de rede podem ser categorizadas em cinco modelos básicos:
- Topologia de barramento: Todos os dispositivos / nós são conectados sequencialmente ao mesmo backbone ou linha de transmissão. Esta é uma topologia simples e de baixo custo, mas seu único ponto de falha apresenta um risco.
- Topologia em estrela: Todos os nós da rede são conectados a um dispositivo central como um hub ou switch por meio de cabos. A falha de nós ou cabos individuais não cria necessariamente tempo de inatividade na rede, mas a falha de um dispositivo central pode. Essa topologia é o modelo mais preferido e popular.
- Topologia de anel: Todos os dispositivos de rede são conectados sequencialmente a um backbone como na topologia de barramento, exceto que o backbone termina no nó inicial, formando um anel. A topologia em anel compartilha muitas das desvantagens da topologia de barramento, portanto seu uso é limitado a redes que exigem alto rendimento.
- Topologia em árvore: Um nó raiz é conectado a dois ou mais nós de subnível, que por sua vez são conectados hierarquicamente a nós de subnível. Fisicamente, a topologia em árvore é semelhante às topologias de barramento e estrela; o backbone da rede pode ter uma topologia de barramento, enquanto os nós de baixo nível se conectam usando a topologia em estrela.
- Topologia de malha: A topologia em cada nó está diretamente conectada a alguns ou todos os outros nós presentes na rede. Essa redundância torna a rede altamente tolerante a falhas, mas os custos escalados podem limitar essa topologia a redes altamente críticas.
Topologias de rede e a rede física
As primeiras redes físicas de computação no final do século 20 usavam esses métodos acima para criar essas topologias explicitamente. É bastante simples imaginar as estações de trabalho individuais sendo conectadas por Ethernet, ou posteriormente por Wi-Fi, em um anel, estrela, árvore ou configuração de barramento, ou qualquer uma das outras topologias mencionadas. No entanto, descobrir a melhor topologia envolve uma análise detalhada das metas e objetivos e outros fatores de configuração para uma determinada rede.
Topologias e Rede Virtual
À medida que a nuvem se tornou um lugar para manter dados, executar redes e fornecer serviços ao usuário final, o conceito de virtualização dominou o mundo da computação moderna.
Em uma rede virtualizada, essas peças físicas tradicionais de hardware são até certo ponto substituídas por recursos particionados lógicos, muitas vezes chamados de “máquinas virtuais”, que dividem a CPU e a memória de acordo. Com isso em mente, as topologias de rede tradicionais ainda podem ser usadas, mas são mais lógicas do que uma forma de caracterizar configurações de hardware. Em outras palavras, as topologias lógicas são construídas “sobre” as topologias físicas que conectam o hardware.
Nesse tipo de rede moderna, a topologia de malha, ou uma topologia de árvore vibrante, talvez seja mais aplicável e mais popular. Onde destinos de rede específicos recebem endereços e são tratados como se fossem nós individuais da rede, é mais provável que eles estejam conectados a muitos outros nós do que estariam no início, quando isso exigia uma conexão física individual.
Além disso, novas práticas recomendadas evoluíram: para topologias físicas, que inclui avaliar a capacidade dos sistemas de oferecer recursos como alta largura de banda, grandes capacidades de bissecção e um número maior de caminhos de dados alternativos. No mundo das topologias lógicas, os especialistas começaram a falar sobre “comutação de topologia” como um meio de personalização dinâmica para VLANs e outras configurações de rede.
Topologia e opacidade da rede
Nos sistemas mais modernos, as redes se tornaram tão complexas que as topologias tradicionais agora se aplicam de maneiras diferentes. Um desses fenômenos é o uso de sistemas opacos para frustrar hackers ou ataques cibernéticos externos. Alguns especialistas agora estão sugerindo que, ao proteger os endereços IP e isolar diferentes partes da rede em segmentos, as empresas podem praticar uma melhor higiene da segurança cibernética. Tudo isso continua mudando a forma como as topologias de rede são usadas.