Definição – O que significa Topologia de Data Center?
A topologia do data center refere-se à construção geral de um data center. Os tipos de layout e tecnologias relacionadas ajudam a atender às necessidades de um data center ao lidar com business intelligence como um repositório central.
Definirtec explica a topologia do data center
Os data centers geralmente são servidos por redes de comunicação que ajudam a agregar dados e permitem que eles fluam pelo sistema. Isso pode ser feito de várias maneiras e alguns modelos surgiram para a topologia do data center. Por exemplo, alguns seguem uma topologia baseada em árvore, incluindo o que é chamado de rede de “data center de três camadas” com três camadas: acesso, agregado e núcleo. Uma arquitetura de “árvore gorda” está relacionada a este modelo geral.
Outras topologias de data center incluem sistemas em que um “hub” de servidor está conectado a muitos outros servidores ou em que diferentes servidores são vinculados ou indexados para vários tipos de funcionalidade. Por exemplo, uma abordagem “folha-espinha” adiciona vários componentes a uma “camada espinha” central que atende redes com tráfego direcional pesado. Outras topologias, como o BCube, são feitas para uma abordagem de data center modular ou de “contêiner de remessa”. Uma abordagem de “borboleta achatada” opera em um nível mais bidimensional do que muitas das topologias de “cubo”, para alguma economia de energia.
Muitos deles são, de certa forma, semelhantes a outras topologias de rede, incluindo topologias em estrela, em anel, hub ou linear, conectando componentes de rede. A diferença é que essas topologias atendem aos processos essenciais do data center como um local central para manter todos os tipos de informações.