Definição – o que significa topologia em anel?
A topologia em anel refere-se a um tipo específico de configuração de rede em que os dispositivos são conectados em um anel e passam informações entre si de acordo com sua proximidade adjacente na estrutura do anel. Esse tipo de topologia é altamente eficiente e lida com cargas mais pesadas melhor do que a topologia de barramento.
Uma topologia em anel também pode ser chamada de topologia ativa porque as mensagens são passadas para cada dispositivo no anel.
Definirtec explica a topologia do anel
Vários tipos de configurações de topologia em anel funcionam de maneira diferente com base nos dispositivos específicos que estão sendo conectados para formar uma rede. As vantagens de uma topologia em anel incluem sua capacidade de lidar com comunicações de rede pesadas melhor do que algumas outras configurações e o fato de que em uma estrutura em anel, as redes não precisam de um hub central para funcionar. A instalação e a solução de problemas também são relativamente fáceis com esse tipo de rede.
Uma das desvantagens de uma topologia em anel é que apenas uma falha na transmissão de dados pode afetar toda a rede. Para mitigar esse problema, algumas configurações de topologia de anel usam o que é chamado de estrutura de anel duplo, onde a informação é passada tanto no sentido horário quanto no anti-horário. Esses sistemas podem ser chamados de estruturas em anel redundantes, onde existe um meio de transmissão de backup no caso de uma única transmissão falhar.