Definição – o que significa escala de cinza?
Tons de cinza é a coleção ou a gama de tons monocromáticos (cinza), variando do branco puro na extremidade mais clara ao preto puro na extremidade oposta. A escala de cinza contém apenas informações de luminância (brilho) e nenhuma informação de cor; é por isso que a luminância máxima é branca e a luminância zero é preta; tudo no meio é um tom de cinza. É por isso que as imagens em tons de cinza contêm apenas tons de cinza e nenhuma cor.
A escala de cinza também é conhecida como acromática.
Definirtec explica tons de cinza
Uma imagem digital geralmente contém informações de cores e luminância ou tons de cinza. Se você remover as informações de cor, ficará com a escala de cinza, resultando em uma imagem em preto e branco. A escala de cinza é um aspecto importante das imagens e é a única parte que não é removida; caso contrário, o resultado seria uma imagem em preto puro, independentemente das informações de cor existentes.
Uma imagem digital é composta por grupos de três pixels com as cores vermelho, verde e azul (RGB), também chamados de canais na imagem digital. Cada canal também contém um valor de luminância para determinar quão clara ou escura é a cor. Para obter uma imagem em tons de cinza, as informações de cor de cada canal são removidas, deixando apenas os valores de luminância, e é por isso que a imagem se torna um padrão de áreas claras e escuras desprovidas de cor, essencialmente uma imagem em preto e branco. A maioria dos aplicativos de software de imagem digital, mesmo os mais básicos, são capazes de converter uma imagem em tons de cinza. Isso também é muito importante na impressão, pois consome apenas tinta preta, ao contrário da impressão em cores, que consome as três cores de impressão (ciano, magenta e amarelo) além do preto.