Definição – o que significa token de segurança?
Um token de segurança é um acesso de software eletrônico e dispositivo de verificação de identidade usado no lugar de ou com uma senha de autenticação. A tecnologia de token de segurança é baseada na autorização de dois fatores ou multifator.
O token de segurança também é conhecido como token Universal Serial Bus (USB), token criptográfico, token de hardware, token de hardware, token de autenticação ou chaveiro.
Definirtec explica o token de segurança
O principal recurso de design do token de segurança é uma tela de exibição integrada solicitando acesso por meio de código de autenticação ou número de identificação pessoal (PIN). Alguns tokens de segurança armazenam assinaturas digitais, dados biométricos, impressões digitais ou chaves criptográficas. Os tokens de segurança avançados incluem tokens USB, tokens Bluetooth, telefones celulares do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) e PC / smart cards.
O design pequeno do token de segurança permite o transporte por meio de chaveiro, bolso ou bolsa.
Os três principais tipos de token de segurança são os seguintes:
- Token conectado: requer uma conexão física para gerar transferência de dados de autenticação automatizada. Requer dispositivos de entrada de host especiais instalados. Os tokens de segurança mais populares incluem USBs e cartões inteligentes.
- Tokens desconectados: este token é o mais comum e categorizado para autenticação de dois fatores e geralmente requer um PIN antes de gerar dados de autenticação. Não se conecta física ou logicamente a um computador host, mas exibe dados de autenticação inseridos manualmente por meio de uma tela integrada.
- Tokens sem contato: este token raramente usado não está fisicamente conectado ao computador host e forma uma conexão lógica de computador host para transmissão de dados de autenticação. Os tokens de identificação por radiofrequência (RFID) são baseados em tokens sem contato e em desenvolvimento. Devido a questões de segurança, o uso de RFID é limitado.