Definição – o que significa classificação por inserção?
A classificação por inserção é um algoritmo de classificação no qual os elementos são transferidos um de cada vez para a posição correta. Em outras palavras, uma classificação por inserção ajuda na construção da lista classificada final, um item por vez, com o movimento dos elementos de classificação superior. Uma classificação de inserção tem os benefícios de simplicidade e baixa sobrecarga.
Definirtec explica o tipo de inserção
Em uma classificação por inserção, o primeiro elemento na matriz é considerado classificado, mesmo se for uma matriz não classificada. Em uma classificação por inserção, cada elemento na matriz é verificado com os elementos anteriores, resultando em uma lista de saída classificada crescente. Com cada iteração, o algoritmo de classificação remove um elemento por vez e encontra o local apropriado dentro da matriz classificada e o insere lá. A iteração continua até que toda a lista seja classificada.
Existem muitas vantagens associadas a uma classificação por inserção. É simples de implementar e bastante eficiente para pequenos conjuntos de dados, especialmente se estiverem substancialmente classificados. Ele tem baixa sobrecarga e pode classificar a lista à medida que recebe dados. Outra vantagem associada à classificação por inserção é o fato de que ela precisa apenas de uma quantidade constante de espaço de memória para toda a operação. É mais eficiente do que outros algoritmos semelhantes, como classificação por bolha ou classificação por seleção.
No entanto, uma classificação de inserção é menos eficiente em conjuntos de dados maiores e menos eficiente do que a classificação de heap ou algoritmos de classificação rápida.