Timestamp

Um carimbo da hora é uma sequência de caracteres ou informação codificada que identifica quando um determinado evento ocorreu, normalmente dando data e hora do dia, por vezes com precisão a uma pequena fracção de segundo. Os carimbos temporais são amplamente utilizados em computadores e outros dispositivos eletrônicos para rastrear a hora dos eventos. Eles são armazenados como dados de série temporal. O que é carimbo de data e hora de pedido? Um carimbo de tempo de pedido é um dado associado a um pedido que é enviado para um servidor. Este carimbo de tempo pode ser usado para rastrear a hora em que o pedido foi feito, e pode ser usado para ajudar a diagnosticar problemas com o servidor ou com o próprio pedido.

Como você lê um carimbo de data/hora?

Existem algumas maneiras diferentes de mostrar os timestamp, mas todas elas representam a mesma coisa – um momento específico no tempo. A forma mais comum de exibir um timestamp é no que é conhecido como Tempo Universal Coordenado (UTC). Este é um padrão de tempo que é usado pela maioria dos computadores e outros dispositivos. É semelhante ao Greenwich Mean Time (GMT), mas é mais preciso e não muda para o horário de verão.

Os carimbos de hora UTC são normalmente exibidos no formato “YYYY-MM-DD HH:MM:SS”. O “YYYY” representa o ano, “MM” representa o mês, “DD” representa o dia, “HH” representa a hora, “MM” representa o minuto, e “SS” representa o segundo. Assim, um carimbo da hora como “2018-04-30 12:34:56” representaria a hora 30 de Abril de 2018 às 12:34:56 UTC.

Existem outras formas de exibir os carimbos de hora, mas o UTC é o mais comum. O que significa Z no timestamp? Z num carimbo da hora indica que a hora está em UTC.

Como é gerado o carimbo de data/hora?

Um carimbo de hora é uma sequência de caracteres ou informação codificada que identifica quando um determinado evento ocorreu, normalmente dando data e hora do dia, por vezes com precisão a uma pequena fracção de segundo. Os carimbos de data e hora são amplamente utilizados em sistemas informáticos como referências horárias para ficheiros e eventos.

Existem várias formas de gerar carimbos de data e hora, dependendo do nível de precisão e complexidade exigido. O método mais básico é utilizar a hora actual do dia a partir de um relógio, seja no computador local ou a partir de um servidor de horas de rede. Este método é adequado para a maioria dos fins, mas não é muito preciso, pois os relógios podem andar à deriva e pode haver atrasos na comunicação em rede.

Um método mais preciso é usar um gerador de carimbo de hora de hardware, que é uma peça especial de hardware que registra a hora do dia com um alto grau de precisão. Os geradores de carimbos de tempo de hardware são frequentemente utilizados em sistemas informáticos que necessitam de manter um registo muito preciso dos eventos, tais como transacções financeiras ou aquisição de dados científicos.

O método mais preciso de marcação da hora é usar um relógio atómico, que é um relógio sincronizado com um padrão de hora extremamente preciso, tal como o sinal de hora de um satélite GPS. Os relógios atómicos são utilizados em aplicações onde é necessária a maior precisão possível, como por exemplo, na cronometragem internacional. O carimbo da hora ou data é melhor? Depende realmente daquilo para que está a usar o carimbo da hora ou a data. Se você precisa armazenar a data e a hora separadamente, então o carimbo da hora é provavelmente a melhor escolha. Se você precisa armazená-los juntos e ser capaz de manipulá-los como uma unidade, então a data e hora é a melhor escolha.