Tijolo

Definição – o que significa Bricking?

Bricking se refere a um dispositivo eletrônico do consumidor que foi danificado além do reparo, tornando-o totalmente inutilizável, geralmente por causa de firmware danificado. O uso do termo decorre da forma semelhante a um tijolo de muitos dispositivos de consumo e do fato de que, uma vez inoperantes, são virtualmente inúteis, exceto como peso de papel ou batente de porta.

A rigor, um dispositivo é bloqueado quando perde completamente sua funcionalidade. No entanto, o termo está sendo usado com mais flexibilidade hoje em dia e, em alguns casos, os componentes eletrônicos em bloco ainda podem ser recuperados com alguma substituição de hardware ou software adicional.

Definirtec explica Bricking

A destruição pode ocorrer por uma série de razões. Uma tentativa frustrada de atualizar um dispositivo é uma delas. A atualização do firmware para alguns gadgets é um processo que deve ser concluído com êxito, sem interrupção. Como tal, uma queda de energia, intervenção do usuário ou qualquer outra forma de interrupção que faça o processo de atualização parar, ainda que inadvertidamente, pode fazer com que o firmware existente seja sobrescrito, tornando-o inútil.

O equipamento bricked também é a consequência indesejável de software malicioso ou incorreto, como quando um firmware destinado a uma versão de hardware diferente do dispositivo é instalado.

Em alguns casos, uma empresa de eletrônicos de consumo pode criar intencionalmente um software corrompido que pode bloquear um dispositivo como forma de penalizar os usuários que desbloqueiam seus dispositivos para evitar as limitações que a empresa impõe por meio de seu firmware oficial. Por exemplo, foi relatado que a Apple estava bloqueando deliberadamente iPhones desbloqueados por meio de atualizações de software – uma alegação que a empresa negou desde então.

Nas mãos de especialistas, um equipamento com tijolos ainda tem o potencial de se tornar “sem tijolos”, com o uso de soluções complexas de software e hardware. No entanto, não há garantia de que um procedimento que funciona na recuperação de um dispositivo brickado funcione com outro.