Definição – o que significa teste de estresse?
O teste de estresse refere-se ao teste de software ou hardware para determinar se seu desempenho é satisfatório sob quaisquer condições extremas e desfavoráveis, que podem ocorrer como resultado de tráfego pesado de rede, carregamento de processo, underclocking, overclocking e solicitações máximas de utilização de recursos.
A maioria dos sistemas é desenvolvida com base nas condições normais de operação. Portanto, mesmo se um limite for ultrapassado, os erros serão desprezíveis se o sistema passar por testes de estresse durante o desenvolvimento.
Definirtec explica o teste de estresse
O teste de estresse é usado nos seguintes contextos:
- Software: o teste de estresse enfatiza a disponibilidade e o tratamento de erros sob cargas extremamente pesadas para garantir que o software não trave devido a recursos insuficientes. O teste de estresse de software concentra-se em transações identificadas para interromper transações, que são fortemente estressadas durante o teste, mesmo quando um banco de dados está sem carga. O processo de teste de estresse carrega usuários simultâneos além dos níveis normais do sistema para encontrar o elo mais fraco do sistema.
- Hardware: o teste de estresse garante estabilidade em ambientes de computação normais.
- Sites: o teste de estresse determina as limitações de qualquer funcionalidade do site.
- CPU: modificações como overvolting, undervolting, underlocking e overlocking são verificadas para determinar se eles podem suportar cargas pesadas executando um programa intensivo de CPU para testar travamentos ou travamentos do sistema. O teste de estresse da CPU também é conhecido como teste de tortura.