Definição – o que significa teste orientado ao contexto?
O teste orientado ao contexto é um determinado tipo de teste de software que considera o uso do produto em campo ou em um ambiente de desempenho ou produção. É uma forma de os desenvolvedores avaliarem o software conforme ele é construído, procurando por falhas e otimizando seu design antes de seu eventual lançamento final.
Definirtec explica os testes orientados ao contexto
O teste orientado ao contexto é algo que os especialistas descreveriam como uma “filosofia” de teste, algo que é feito junto com outros tipos de teste conceitual no desenvolvimento ágil de software. Alguns profissionais diriam, por exemplo, que alguns problemas mais abstratos com interfaces de usuário ou processos amigáveis (ou eficientes para o usuário) fariam parte do teste orientado ao contexto, ao invés de parte de um tipo mais técnico de teste de software. Em outras palavras, em testes orientados ao contexto, os desenvolvedores estão observando como as pessoas realmente usam o software e se esse processo funciona bem, em vez de procurar instâncias específicas de violações de código de sintaxe ou linguagem de funções.
A natureza do teste orientado ao contexto é diferente de alguns outros tipos de teste de software que são mais técnicos por definição. Por exemplo, o teste de caixa preta e o teste de caixa branca são duas metodologias de teste de software que diferem em termos de os desenvolvedores estarem ou não olhando para o design interno de um produto. Outros tipos de teste, como teste de módulo e teste de integração, estão relacionados ao fato de os desenvolvedores estarem testando módulos individuais de código ou módulos conectados que formam um componente funcional de um programa de software.