Definição – o que significa teste heurístico?
O teste heurístico é o teste de algoritmos, módulos de código ou outros tipos de projetos em que as estratégias de teste dependem de dados anteriores sobre probabilidades. Esses tipos de teste direcionados geralmente permitem uma investigação mais inteligente de onde podem ocorrer erros ou problemas. O teste heurístico também é usado em tecnologias de triagem, como filtragem de e-mail.
O teste heurístico às vezes também é chamado de teste baseado na experiência. Os desenvolvedores ou outros podem trazer processos de tomada de decisão de nível superior baseados na experiência em como o teste de software é feito para torná-lo mais eficiente.
Definirtec explica os testes heurísticos
O teste heurístico é comparável a uma suposição educada, em oposição ao teste de software puramente quantitativo que opera de forma relativamente cega, sem nenhuma direção de nível superior. Por exemplo, suponha que um desenvolvedor tenha que testar um projeto com 10,000 linhas de código. Fazer um teste linear genérico dessas 10,000 linhas constituiria um teste de software puramente quantitativo. O teste de heurística, por outro lado, envolveria observar como os erros comumente ocorrem em certas partes do código. Usando este exemplo, se o desenvolvedor olhar para dados históricos para perceber que um módulo de código específico foi relativamente mais sujeito a erros no passado, uma estratégia de teste heurística pode envolver o isolamento desse módulo, incluindo, por exemplo, 2,000 linhas de código específicas e direcionar mais recursos de teste para essa seção do código, em vez de testar todas as 10,000 linhas de código igualmente.
O teste heurístico envolve a filosofia de que os desenvolvedores podem aprender com a experiência ou com tendências não aleatórias que ocorrem com o tempo. Em alguns casos, o teste heurístico pode ser muito mais eficaz na resolução de problemas do que o teste cego.