Definição – o que significa teste exaustivo?
O teste exaustivo é um teste ou abordagem de garantia de qualidade em que todas as combinações possíveis de cenários e casos de uso / teste são usados para o teste.
No teste de software, são todas as combinações possíveis de cada tipo de entrada, bem como cada permutação e variação de como a entrada é realizada, para garantir que tudo funcione conforme o esperado. O mesmo ocorre com os testes de hardware – pressionando toda e qualquer combinação de botões e interruptores para determinar quais deles expõem um bug para que ele possa ser corrigido.
Definirtec explica testes exaustivos
O teste exaustivo é o processo de testar absolutamente tudo, apenas para garantir que o produto não possa ser destruído ou travado por algum acaso. Ele leva em consideração todas as combinações possíveis de entradas, cenários de uso, bem como situações e entradas aleatórias.
Quando um produto de software ou hardware passa por testes exaustivos, então esse produto pode ser considerado perfeito e robusto para sua aplicação. No entanto, é quase impossível realizar testes exaustivos verdadeiros, pois é extremamente difícil e demorado de fazer, para não mencionar quase impossível descobrir todos os cenários de teste possíveis.
É muito raro os produtos passarem por testes exaustivos. Sempre há algumas coisas que falham, mas pode ser para um cenário muito raro e improvável, por isso é rotulado como um bug de baixa prioridade que é muito improvável de ocorrer e pode ocorrer apenas para uma população muito pequena de usuários. Isso seria algo sobre o qual o atendimento ao cliente geralmente é informado, para que possam identificá-lo imediatamente se esses bugs ocorrerem.