Definição – o que significa o teste de Turing?
Um teste de Turing é um teste executado para determinar a capacidade de uma máquina de exibir um comportamento inteligente. O conceito básico por trás do teste é que se um juiz humano estiver engajado em uma conversa em linguagem natural com um computador onde ele não pode distinguir com segurança a máquina do humano, a máquina passa no teste. As respostas de ambos os participantes da conversa são recebidas na forma de um canal apenas de texto. Este teste foi introduzido por Alan Turing em 1950.
Definirtec explica o Teste de Turing
O teste de Turing é usado para medir a capacidade de uma máquina de pensar e é um conceito importante na filosofia da inteligência artificial. O sucesso de uma máquina em pensar pode ser quantificado pela probabilidade de um ser humano identificá-la incorretamente como um sujeito humano.
A habilidade de um computador de pensar é determinada por meio de um jogo de imitação. Neste jogo, existem três jogadores A, B e C. O jogador A é um homem, B uma mulher e C é de ambos os sexos. C não consegue ver A e B e se comunica com os outros por meio de notas escritas. O jogador C determina qual dos outros é um homem e qual é uma mulher, fazendo uma série de perguntas. O jogador A engana o interrogador para tomar a decisão errada, enquanto B tenta guiar C para o caminho certo.
No teste do jogo de imitação original, Turing propõe que A seja um computador. O computador finge ser uma mulher e engana o interrogador para fazer uma avaliação incorreta. O sucesso da máquina é determinado comparando o resultado do jogo quando A é um computador com quando A é um homem. Se o interrogador der errado ao jogar o jogo entre homem e mulher, o computador é avaliado como inteligente.
Existem algumas variações na interpretação de como um teste de Turing deve ser realizado, mas a premissa básica é se um juiz humano pode determinar se ele está falando com uma máquina ou outro humano.