Definição – o que significa o teste da caixa preta?
O teste de caixa-preta é uma técnica de teste de software que se concentra na análise da funcionalidade do software, em comparação com os mecanismos internos do sistema. O teste de caixa-preta foi desenvolvido como um método de análise dos requisitos, especificações e estratégias de design de alto nível do cliente.
Um testador de software de caixa-preta seleciona um conjunto de entradas válidas e inválidas e condições de execução de código e verifica as respostas de saída válidas.
O teste de caixa-preta também é conhecido como teste funcional ou teste de caixa fechada.
Definirtec explica o teste da caixa preta
Um mecanismo de pesquisa é um exemplo simples de um aplicativo sujeito a testes de caixa-preta de rotina. Um usuário de mecanismo de pesquisa insere texto na barra de pesquisa de um navegador da web. O mecanismo de pesquisa então localiza e recupera resultados de dados do usuário relacionados (saída).
As vantagens do teste de caixa-preta incluem:
- Simplicidade: facilita o teste de projetos de alto nível e aplicativos complexos.
- Conserva recursos: os testadores se concentram na funcionalidade do software.
- Casos de teste: foco na funcionalidade do software para facilitar o desenvolvimento rápido de casos de teste.
- Oferece flexibilidade: não é necessário conhecimento específico de programação.
O teste de caixa-preta também tem certas desvantagens, tais como:
- O design e a manutenção do caso de teste/script podem ser problemáticos porque as ferramentas de teste de caixa-preta dependem de entradas conhecidas.
- A interação da interface gráfica do usuário (o acrônimo GUI, do inglês Graphical User Interface) pode danificar os scripts de teste.
- O teste cobre apenas as funções do aplicativo.