Definição – o que significa o teste de caixa cinza?
O teste de caixa cinza é uma metodologia utilizada para teste de software que envolve a combinação de teste de caixa branca e caixa preta. Ele faz uso da técnica direta do teste de caixa preta, assim como a abordagem para sistemas direcionados ao código, sendo este o teste de caixa branca. Os testadores que usam o teste de caixa cinza precisam da documentação de aplicativo de alto nível para concluir os testes. O teste é voltado para encontrar defeitos com base na estrutura inadequada ou durante o uso do aplicativo.
O teste de caixa cinza também é conhecido como teste translúcido.
Definirtec explica o teste da caixa cinza
Como os testadores de caixa cinza têm acesso ao conhecimento da documentação do projeto, eles podem preparar e criar casos de teste e planos melhores. No entanto, a abordagem de teste fornece aos testadores um conhecimento limitado das diferentes funcionalidades do aplicativo.
As vantagens do teste de caixa cinza incluem:
- Funciona bem para grandes segmentos de código.
- Os testadores não são obrigados a conhecer a linguagem de programação ou métodos para testar o aplicativo, o que torna esse teste principalmente imparcial e não intrusivo.
- O acesso ao código de programação não é essencial.
- Fornece funções claramente definidas para usuários e desenvolvedores durante o teste. O teste é baseado na perspectiva do usuário, ao invés do designer.
As desvantagens do teste de caixa cinza incluem:
- A maioria dos casos de teste é difícil de projetar.
- Como existem apenas alguns cenários de teste, a cobertura envolvida é limitada.
- Como os testadores têm conhecimento limitado do processo, não é considerado um método de teste eficiente.