Definição – o que significa Teste de backup e recuperação?
Um teste de backup e recuperação é um processo usado para garantir que um plano de backup e recuperação funcione da maneira que deveria funcionar após uma emergência real. Esse tipo de teste pode envolver muitos tipos diferentes de análise, desde testes básicos de recuperação de arquivos até testes detalhados de cenários.
Definirtec explica o teste de backup e recuperação
As empresas investem muito dinheiro e esforço em planos de backup e recuperação de dados para eventos simples do usuário, bem como em eventos de emergência, como desastres naturais. No entanto, sem testes adequados, é difícil saber se algum plano de backup e recuperação funcionará. Testar, em alguns sentidos, completa o círculo quando se trata de preparação para desastres naturais ou outras crises.
Idealmente, as empresas devem ser capazes de testar seus sistemas ativos reais para a funcionalidade correta de backup e recuperação. No entanto, esse tipo de teste, que às vezes é chamado de “teste ao vivo” ou “teste de interrupção”, pode ser intrusivo e difícil de concluir. Às vezes, uma empresa pode configurar sistemas fictícios, embora os especialistas alertem contra simplesmente testar “ambientes semelhantes” e não realmente analisar os próprios sistemas de backup e recuperação.
Em termos do trabalho real realizado em testes de backup e recuperação, os executivos ou outros líderes podem planejar testes gerais, como testes de operações baseados em cenários e testes para fontes de alimentação de backup. Em termos de realmente testar os sistemas de TI para backup e recuperação, esses testes podem ser tão diversos quanto simular a perda de arquivos de dados simples ou de um servidor inteiro; olhando para processos de backup para sistemas operacionais, bancos de dados e aplicativos; ou testando processos de failback e failover e procurando respostas de TI precisas para uma variedade de eventos.