Teste de aceitação do usuário (uat)

Definição – O que significa o Teste de Aceitação do Usuário (UAT)?

O teste de aceitação do usuário (UAT) é a última fase do processo de teste de software que verifica se um produto ou software é adequado para a finalidade para a qual foi criado, ou seja, se:

  • Atende aos requisitos de negócios
  • Pode ser usado por usuários finais

Durante o UAT, as pessoas (geralmente do grupo demográfico para o qual o software foi projetado) testam o software para se certificar de que ele pode lidar com as tarefas necessárias em cenários do mundo real, de acordo com as especificações.

UAT é um dos procedimentos finais e mais críticos de projeto de software que garante que o software desenvolvido esteja pronto para ser lançado no mercado.

O UAT também é conhecido como teste beta, teste de aplicativo ou teste do usuário final, e é o teste final executado após o término dos estágios de teste funcional, de sistema e de regressão.

Definirtec explica o Teste de Aceitação do Usuário (UAT)

O UAT envolve diretamente os usuários pretendidos do software. Em suma, os clientes do público-alvo usarão o aplicativo, verificando se ele funciona conforme o esperado e tentando detectar quaisquer bugs, erros ou imperfeições.

O UAT pode ser implementado tornando o software disponível para um teste beta gratuito na Internet ou por meio de uma equipe de teste interna composta por usuários reais do software.

Etapas envolvidas no UAT interno

Planeamento

A estratégia do UAT é delineada durante a etapa de planejamento. Por exemplo, os requisitos para cada recurso pretendido que será testado são anotados e os padrões mínimos que devem ser atendidos são determinados.

Projetando casos de teste

Os casos de teste são projetados para cobrir todos os cenários funcionais do software em uso no mundo real. Cada teste deve descrever uma sequência de etapas e os resultados esperados para cobrir um cenário de uso ideal do produto.

Eles são projetados em uma linguagem e maneira simples para tornar o processo de teste mais fácil para os testadores.

Seleção da equipe de teste

A equipe de teste é composta de usuários finais do mundo real que devem atender a certos critérios para serem incluídos (por exemplo, conhecimento do negócio, capacidade de detectar e relatar problemas, etc.).

Executar casos de teste e documentar

A equipe de teste executa os casos de teste designados. Às vezes, ele também executa alguns testes aleatórios relevantes. Todos os bugs são registrados em um documento de teste com comentários relevantes.

Corrigindo erro

Respondendo aos bugs encontrados pela equipe de teste, a equipe de desenvolvimento de software faz os ajustes finais no código para tornar o software livre de bugs.

Depois que os bugs e erros forem corrigidos, o teste pode ser executado novamente para garantir que o problema foi resolvido corretamente.

Cancelar assinar

Quando todos os bugs foram corrigidos, a equipe de teste indica a aceitação do aplicativo de software. Isso mostra que o aplicativo atende aos requisitos do usuário e está pronto para ser lançado no mercado.

O UAT é importante porque ajuda a demonstrar que as funções de negócios necessárias estão operando de maneira adequada às circunstâncias e ao uso do mundo real.

UAT é uma etapa necessária que deve ser cumprida antes do lançamento do aplicativo para evitar problemas como a falha dos desenvolvedores em entender os requisitos dos usuários finais ou mudanças durante as fases de desenvolvimento que não foram comunicadas adequadamente.

Esta definição foi escrita no contexto de Teste de Software