Definição – o que significa terminação de fibra óptica?
A terminação de fibra óptica refere-se à terminação física de um comprimento de um cabo de fibra óptica em um dos muitos tipos de conectores. O tipo de conector a ser usado na terminação depende do tipo de cabo e da aplicação. O motivo da terminação é criar uma conexão a um dispositivo ou transceptor, emendar dois cabos em um cabo mais longo ou multiplexar um cabo para que ele possa mover mais ramificações.
Definirtec explica terminação de fibra óptica
A terminação de fibra óptica é uma etapa necessária para instalar uma rede de fibra óptica. Uma vez que quaisquer erros podem resultar no funcionamento incorreto do sistema, esta etapa deve ser executada corretamente. Muita atenção tem sido dada a essa área, por isso cada vez mais produtos estão sendo desenvolvidos para tornar o processo mais fácil e preciso.
As ferramentas necessárias para a terminação são separadores de fibra, um decapador de capa de cabo, placa de vidro de polimento e disco, tesoura de fibra e uma almofada de borracha para polir os conectores. Os suprimentos necessários são os próprios conectores, epoxi e seringas para aplicação e filme de polimento para limpeza da ponta da fibra cortada.
Existem dois métodos para terminar a fibra: o primeiro é por meio do uso de conectores que formam uma junta temporária, e o outro é por meio de emenda, que envolve na verdade conectar duas pontas de fibra nuas diretamente. A emenda pode ser feita mecanicamente, simplesmente alinhando as duas extremidades e fixando com um adesivo ou tampa do tipo snap, que é mais ou menos uma emenda permanente. Outro método mais durável e preciso é fazer uma emenda por fusão, que envolve derreter as fibras e soldá-las, mas o equipamento necessário para isso é caro e volumoso.