Definição – o que significa terceirização de rede?
A terceirização de rede refere-se à migração de partes de uma rede para serviços de empresas terceirizadas, a fim de transferir efetivamente o fardo de administração e operação de uma empresa. A terceirização de rede acompanha outras tendências, como serviços de fornecedores de nuvem, serviços de virtualização e outros tipos de terceirização de terceiros que estão ajudando empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a renovar suas arquiteturas de TI para o futuro.
Definirtec explica terceirização de rede
Na terceirização de rede, os líderes de negócios têm a opção de terceirizar uma operação de rede inteira ou conectar partes de um projeto interno a serviços maiores ou mais abrangentes ou capazes. Por exemplo, alguns especialistas em TI referem-se a um conjunto de níveis de terceirização de rede, começando com a capacidade de terceirização, estendendo-se então às operações gerenciadas e, finalmente, aos serviços de hospedagem.
A filosofia por trás da terceirização de rede é que empresas individuais podem obter mais talento, mais capacidade e mais valor como clientes de um fornecedor terceirizado do que construindo todos os seus sistemas de TI internamente. Por meio de uma economia de escala, os fornecedores podem oferecer muito conhecimento e serviços especializados com desconto, pois podem coletivizar seus serviços para vários clientes. Isso geralmente é chamado de modelo multilocatário, que tem muito valor, mas também traz alguns riscos associados ao controle do cliente sobre os sistemas de TI proprietários e às questões de segurança.